terça-feira, 21 de outubro de 2014

As Ordens da Ajuda

Extrato de um resumo de Tiiu Bolzmann
traduzido por Margarita Mouriño

O que significa ajudar?

Ajudar é uma arte. Como toda arte, é necessário conhecê-la. Pode-se aprender e praticá-la.




Ajuda como compensação

Como seres humanos, dependemos de ajuda uns dos outros. Somente assim, conseguimos nos desenvolver. Também precisamos auxiliar os outros. Aquele que não é necessário, aquele que não pode ajudar os outros, esse se isola e se atrofia. O auxílio, então, não somente serve aos outros, mas também a nós mesmos. Em geral a ajuda é recíproca. Por exemplo, num casal. E ela se regula conforme a necessidade de compensação. Aquele que recebeu de outras pessoas aquilo que deseja ou necessita, quer retribuir, ou seja, quer dar e com este ato, compensar a ajuda recebida.
Por vezes, nos sentimos limitados na compensação, por exemplo, perante nossos pais. Aquilo que eles nos deram de presente (a vida) é grande demais para podermos encontrar uma compensação justa para retribuir-lhes. Só podemos dar-lhes o reconhecimento pelo presente recebido e nossa gratidão do fundo do coração. Aqui, a compensação somente se consegue dando a outros, que tampouco poderão nos devolver aquilo que lhes demos mas que estão dispostos a passar adiante o que receberam. Por exemplo, nossos filhos.
Para ajudar outras pessoas, primeiro é preciso que tenhamos recebido e tomado. Somente então, sentiremos a necessidade e a força de ajudar outros, especialmente quando esta ajuda nos exige muito. Isto pressupõe que aqueles que queremos ajudar, também queiram receber aquilo que estamos dispostos a dar e de que somos capazes. Se não for assim, nossa ajuda cai no vazio. E, em vez de unir, ela separa.