quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SOBRE A PAZ

Por Bert Hellinger



A Paz é: a reunificação do que estava em oposição. O reconhecimento de ambos os lados de tudo o que previamente estava excluído. O reconhecimento da dor de ambos os lados que foram feridos.
O que traz paz para alma: Que aqueles que previamente tinham um sentimento  de serem superiores a outros, olhando para eles como se fossem inferiores, ou como um inimigo, sejam reconhecidos como iguais. Cada qual reconhecendo as qualidades especiais do outro; cada qual dando e recebendo do outro. Isto permite a diversidade, assim como o ser único, e propicia a ação coletiva. 
O que nos leva à paz e à reconciliação nas nossas almas é o desenvolvimento pessoal e a inclusão de tudo o que previamente tínhamos excluído ou tínhamos menosprezado.
A paz começa na alma quando todos os aspectos que previamente eu neguei, rechacei, julguei, lamentei, reprimi,projetei, possam ter um bom lugar e descansar ao lado dos aspectos que eu aprovo em mim. Quando possam ser amados por seus significados, por suas conseqüências e sua contribuição para o meu crescimento.
Podemos alcançar a paz na nossa família quando encontrarmos um lugar na nossa alma para cada integrante da nossa família, mesmo para aqueles que não estão a altura dos padrões ou ideais da família.
Podemos contribuir para a paz em outras áreas quando respeitamos os valores de todos os demais envolvidos, suas qualidades únicas, quem são, o que conseguiram, e a sua contribuição ao todo. Isto requer que também respeitemos suas culpas e que não ignoremos a responsabilidade das conseqüências de suas culpas. Esta culpa, também pertence à dignidade de cada indivíduo.
O que acontece se eu reconheço o outro, ainda que ele seja diferente, como o meu igual, como um ser humano igual a mim?
O que acontece se eu olho, não somente para minha família, para meu grupo, para meu país, para o que eu penso, para meu idioma, para meus ideais, mas também olho para o dele ou dela, e reconheço que os outros, embora diferentes de mim, são iguais a mim e merecem o mesmo respeito? O que acontece?
Renuncio a minha superioridade. A crença na minha própria superioridade, e dou para o outro um lugar de igualdade no meu coração. Assim me torno rico, mais humano, mas de alguma maneira perco a exclusividade do pertencimento ao meu próprio grupo. Renuncio a algo da minha própria segurança e cresço.