sexta-feira, 20 de março de 2015

Reconciliação





Pesquisando imagens para o trabalho das constelações me deparei com esta escultura - seu nome original é "Reunion" (Reunião). Mais tarde foi mudado para "Reconciliation" (Reconciliação). Sua autora, a inglesa de origem brasileira, Josefina de Vasconcellos (1904 – 2005), moldou um homem e uma mulher que se abraçam sobre uma cerca de arames farpados. A escultura foi concebida depois da guerra, quando a artista leu a história de uma mulher que atravessou a Europa a pé para reencontrar o marido. Depois, compreendeu que aquele gesto se estendia além dos indivíduos, abarcando também nações que haviam guerreado entre si. Hoje, versões em bronze da escultura encontram-se em Conventry Cathedral, na Inglaterra, no Parque da Paz de Hiroshima, no Japão, no Memorial do Muro de Berlim, na Alemanha e em Belfast, na Irlanda. 

Quem sabe um dia o povo brasileiro possa superar tanta ideologia e se abraçar sobre os muros de tão estreitas convicções, simplesmente olhando na mesma direção, para esta mesma nação tão insegura de si, tão carente de moral e dignidade.

Paz para nós todos, amigo/a deste facebook, independente de que lado você esteja.

A inscrição, na base da escultura diz: “These sculptures remind us that human dignity and love will triumph over disaster and bring us together in respect and peace.” - "Essa escultura nos lembra que a dignidade humana e o amor triunfarão sobre o desastre, nos unindo em respeito e paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário