terça-feira, 25 de outubro de 2016

Palestra em Porto Alegre - A Experiência das Constelações e sua Aplicabilidade no Judiciário

No dia 8 de novembro, na programação da 62a. Feira do Livro de Porto Alegre, aconteceu a palestra promovida pelo Memorial do Judiciário, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, sobre as experiências das constelações e sua aplicabilidade no sistema judiciário.
Para mim foi uma honra contribuir neste evento, pois depois de vinte e três anos de minha graduação em Direito, em Porto Alegre, e de onze anos das intensas atividades de produção cultural que minha empresa, Lahtu Sensu, realizou pelo Centenario de Erico Verissimo desenvolvidos naquele espaço cultural, voltar a esse local para falar sobre as Constelações Sistêmicas foi extremamente gratificante.
No caminho para Porto Alegre, reli algumas passagens do livro "Um Lugar para os Excluídos" de Bert Hellinger. Trata-se praticamente de uma entrevista onde ele relata muitas passagens de sua trajetoria até chegar às constelações. Interessante que ele nada descarta de seu caminho, reflete sobre a construção do terapeuta em que se tornou através de cada uma de suas vivências. Isso vale para cada um de nós, que chegamos com trajetorias tão diversas até esse lugar de conduzir trabalhos de constelações. Enriquecedor.
Foi muito instrutivo também ouvir a palestra da juíza Lizandra dos Passos, pioneira no Estado na aplicação da visão sistêmica no judiciário. De forma simples e cuidadosa, ela vem introduzindo a visão sistêmica, agregando profrissionais das constelações e atendendo diversas situações relativas a menores e familias obtendo resultados que comprovam a efeicácia da abordagem. Também destaco a abertura demonstrada pelo Judiciário em explorar esse tema em um evento de grande afluxo de público, como a Feira do Livro de Porto Alegre, foi tocante, gerando mais esperança no sentido de integração de técnicas e pessoas voltadas para a resolução de conflitos por meio da paz.
Meus agradecimentos ao Des. José Carlos Teixeira Giorgis pela sensível condução dos trabalhos e à amiga de tantos anos, Sabrina Lindemann, pelo convite para participar.
.





segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Leituras


[...]Uma pessoa se aproximou de um prédio em construção que tinha muitos operários. Perguntou a um deles o que estava fazendo. A resposta foi: "Estou cortando pedras." Perguntou a outro que lhe disse: "aqui ganho meu dinheiro." O terceiro respondeu: "Alimento minha familia."E o quarto disse: " Colaboro com a construção de uma catedral para honrar a Deus."[...]
[...]Através desta história os construtivistas diriam: "Olha os diferentes contextos em que podes ver tua própria atitude (ou também a atitude alheia). Tu podes escolher. Tuas identificações são perspectivas do teu espírito e teu espírito está livre para colocar a ti mesmo, a teu pensamento, sentimento e atuação neste ou naquele contexto, de descever assim ou de outra forma, de explicar e valorizar. Noventa por cento de nossas percepções são historias que inventamos a nós mesmos". Desta maneira descobrimos que a função do Eu de identificar-se é uma possibilidade criativa livre, quer dizer, dirigida de dentro para fora, de todo o ser humano.[...]

Tradução livre de um trecho do livro El Arte de Amarse - un ejercicio espiritual sistémico de Siegfried Essen, 
Editora Alma Lepik